segunda-feira, 27 de junho de 2011

Suflê de Chocolate Amargo

        Eu e o meu marido estudamos juntos no colégio. Nessa época, não tínhamos muito contato. Muitos anos mais tarde, nos reencontramos e, rapidamente, casamos. Como sempre gostei de cozinhar, assim que tive oportunidade, fiz uma torta de limão (receita do Restaurante Gula Gula). Ele amou! Fazia a maior propaganda... dizia aos quatro ventos que eu sabia fazer a torta preferida dele. Com o passar do tempo, descobri que ele gostava mesmo era de chocolate. Verdadeiro chocólatra!!! Pra ser sincera, não lembro dele pedir torta de limão em nenhum lugar!! Acho que qualquer torta seria a preferida dele naquele momento.... rsrsrs

        Bom, fato é que, sendo meu marido chocólatra (eu também não fico muito atrás), estou sempre buscando receitas para variar o chocolate!! Essa receita de suflê é deliciosa, fácil de fazer e super chique!!! Além de tudo, é do chef Roland Villard, que comanda o Le Pré Catelan. Não preciso dizer mais nada, né?? Vamos à receita....

Ingredientes:
150g de chocolate amargo (entre 60% e 75% de cacau)
65g de manteiga (3 3/4 de colheres de sopa e 1 2/3 colher de sopa)
190g de clara (6 claras grandes)
95g de açúcar (1/3 de xícara e 2 2/3 colheres de sopa)
50g de gema (duas gemas grandes)

Preparo:
Derreta o chocolate com a manteiga a 40ºC e reserve (derreto em banho-maria). Bata as claras em neve com o açúcar até o ponto de bico de pássaro (quando começam a se formar na clara pequenos bicos). Nesse momento, adicione as gemas. Depois, coloque a mistura de chocolate com a manteiga e mexa delicadamente com uma espátula. Encha algumas formas de porcelana, untadas de manteiga duas vezes e açucaradas. Congele. Para assar, tire do congelador e coloque direto no forno a 200ºC por 10 a 12 minutos. Sirva imediatamente. Cuidado, se o suflê assar demais, ele murcha mais rapidamente.
Sirva com sorvete de creme.

Dica: o cozimento perfeito ocorre quando o suflê fica com uma camada firme e fina por fora e molhado por dentro, mostrando aspecto de mousse de chocolate quente. Isso se deve ao tempo que o suflê fica  no forno, que não deve passar de 12 minutos (no meu forno, fica um pouco mais de tempo.... vou controlando). Essa sobremesa pode ser feita com antecedência, pois fica congelada até ir ao forno (não esqueça de colocar no congelador assim que tiver pronto para assar, pois a clara tem que estar bem firme).

2 comentários:

  1. Dani, adorei seus textos, estão muito gostosos de ler! Agora, esse suflê... Fiquei morrendo de vontade de fazer!! Tá lindo! Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!!
    Obrigada pela visita!! Seus textos também estão ótimos!! Estou doida para testar várias receitas... depois recomendo por aqui!! Bjs,

    ResponderExcluir