quarta-feira, 11 de abril de 2012

Creme de Aspargos com Crocante de Parma

              A-D-O-R-O sopas, cremes e caldos. Meus pais são portugueses e introduziram esse hábito em casa: o de jantar sopa. Não sei se faz parte do cotidiano de todos os portugueses, mas sempre acreditei que sim. Alguns amigos não viam com bons olhos tomar sopa no verão carioca.... mas sempre tomei.... e quem nunca tomou um caldinho de feijão em pleno verão????

             Um dia, meu marido passou na Livraria da Travessa e me presenteou com o livro da Carolina Ferraz (Na Cozinha com Carolina). Fiquei surpresa por saber que uma atriz tão magrinha (e linda), também comia de tudo e gostava de preparar delícias aos amigos. Achei o livro a minha cara! Primeiro porque não é uma chef escrevendo. É simplesmente alguém que, de forma despretensiosa, pretende divulgar algumas receitas especiais... Cada receita com uma história, um carinho... é exatamente isso que gosto! Cozinhar é amor, é carinho. Talvez, por isso, não pense em fazer disso uma nova profissão.... gosto dessa "despretensão" que pertence aos amadores...

             Além desse ar despojado do livro, no capítulo de sopas, Carolina conseguiu sintetizar tudo aquilo que penso sobre esses deliciosos pratos populares: "(...) Pra mim, sopa tem a ver com amor, carinho, remedinho antitristeza, daqueles que vêm quentinhos, esquentando todo o corpo da gente de dentro pra fora. É saudável, é leve, pouca coisa é melhor para arrematar um dia de trabalho que uma sopa quentinha e uma caminhada macia."

              E como o verão está indo embora.... nada melhor que uma sopinha pra esquentar o lar de uma double mom, né??? Fácil de fazer (dá pra conciliar com os filhos), saudável e ainda ajuda a emagrecer! Vamos à receita:

Ingredientes:

12 aspargos verdes frescos (daqueles que vendem nas geladeiras do supermercado - não são os de conserva)
1/2 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de manteiga
4 xícaras de água
1 xícara de creme de leite fresco (coloco um pouco menos.... meio a olho)
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Presunto parma a gosto


Preparo:

Refogue a cebola com a manteiga e um fio de azeite. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o alho e refogue mais um pouquinho. Acrescente os aspargos cortados em rodelas (se quiser, separe duas pontas de aspargos para enfeitar a sopa) e deixe cozinhar por 3 minutos (panela tampada), mexendo de vez em quando. Junte a água, o sal e a pimenta-do-reino e deixe cozinhar por mais 8 minutos. Após, desligue o fogo, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador. A sopa vai ficar bem cremosa. Volte com o creme à panela, junte o creme de leite fresco, e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Verifique o sal e a pimenta. Corrija, se for o caso. Acrescente um fio de azeite e os crocantes de parma.

Crocante de parma: em uma frigideira anti-aderente, coloque as fatias de presunto tipo parma e deixe tostar (cuidado para não queimar). Sempre em fogo baixo. Jogue por cima da sopa quando for servir. Eu cortei em pequenos pedaços pra misturar melhor à sopa. As fatias maiores ficam mais bonitas em termos de apresentação.
           
Bom Apetite!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário