quarta-feira, 4 de abril de 2012

Estou de volta!

Queridos amigos leitores (será que tenho algum?),

Após um longo período sem escrever nada.... estou de volta! Muitas mudanças ocorreram.... fiquei sem babá e empregada (só a base de "diarista") de outubro/2011 a fevereiro deste ano. Foi um período bastante trabalhoso, mas muito enriquecedor. Em primeiro lugar, porque consegui mudar os hábitos dos meus filhos. A babá antiga, que os acompanhou desde o nascimento, acostumou a colocar as crianças pra dormir às 18:00 hs. Com isso, o Dudu ficava, até os 11 meses, acordando 4 vezes por noite. Período difícil e de muitas olheiras.... Chegaram a me dizer que se a criança não dormisse a noite inteira até os 6 meses, iria "assim até os dois anos". Comecei a esticar o horário de dormir aos poucos e a substituir a mamadeira com leite por chá de camomila. Deu certo. Quando os dois passaram a dormir a noite toda, até as dormidas durante o dia passram a ser mais longas e regulares. Estabeleci horários e rotinas. E, o mais importante, consegui! Filhos ótimos! Bem desenvolvidos, graças a Deus!! Sofia andou com 9 meses e o Edu, 15 dias depois, assim que completou 10 meses. Dudu já fala várias palavras (já chegou a repetir "sai daí" com a mesma entonação de voz da minha mãe). Sofia também é uma tagarela. Então, aqui vai a uma grande lição: não existe regra! Quando disseram que é "assim mesmo", não acredite! E as babás, por melhor que sejam, nunca são melhores que a gente! Minha sogra sempre diz: sua babá era ótima, mas o salto que eles deram quando vc assumiu tudo sozinha é incomparável! Mom's, podemos tudo!!!!

Além da falta de tempo pelo motivo óbvio (falta de babá), também entrei em processo de mudança de cidade. Mudamos para São Paulo. Adaptação ótima, mas, aqui, já não posso contar com o disk-vovó. Não existe possibilidade de ficar sem ajuda! Outra grande lição (pelo menos para uma mãe de gêmeos), podemos tudo sim, mas com ajuda! O grande problema é encontrar duas profissionais (empregada e babá) que sejam boas e confiáveis. O que pude notar é que aqui em São Paulo, além de serem melhores remuneradas, todas são extremamente exigentes. Elas é que te avaliam. Fazem exigências e pedem muito. Confesso que não dei muita sorte... e nem vou contar tudo que passei, pois não quero cansá-los! Contudo, quero deixar aqui alguns conselhos para quem, assim como eu, ainda não encontrou boas profissionais: (i) não seja "amiguinha". Trate bem e com respeito, mas evite a "amizade"; (ii) nunca comente nada de uma empregada com a outra - por pior que seja o relacionamento entre elas; (iii) mesmo que vc reforce que não quer fofoca, que não quer que comente as coisas com outras pessoas, tenha a consciência que que vão fazer, vão comentar. Por isso, todo cuidado é pouco; (iv) nunca, em hipótese nenhuma, compre nada no seu cartão pra elas (só com muito tempo de casa); (v) mesmo que o seu perfil seja de uma patroa tranquila, que não fica desconfiando (como é o meu), faça um esforço pra não ser assim nos três primeiros meses e nunca deixe elas perceberem que vc é do tipo "relax"; e (vii) por pior que seja a sua dependência, sempre deixe claro que vc se vira perfeitamente sem elas.

Por enquanto é só :) Espero escrever em breve.... se não faltar ajuda, é claro!

2 comentários:

  1. Tem sim; pelo menos uma leitora (eu) que gosta muito do modo como vc escreve:objetiva,clara,se expressando muito bem...parece que estou "vendo" tudo que leio...quem sabe não temos uma grande escritora nascendo?...
    Boa sorte...bjss...Re

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!! Que bom saber!!! Muito obrigada pelo carinho e elogios!!! Espero que goste do post novo, mesmo não gostando de cozinhar.... ahahaha bjão com saudades :)

    ResponderExcluir